Você está em: Notícias»Câmara de Esmeraldas, inicia ano legislativo após recesso de fim de ano

Câmara de Esmeraldas, inicia ano legislativo após recesso de fim de ano

O Presidente da Câmara Municipal de Esmeraldas, Gustavo Henrique (AVANTE), abriu os trabalhos legislativos de 2024 na manhã da última terça-feira (6/2). Na abertura das atividades, o Presidente desejou um bom retorno após o recesso parlamentar. Apresentou a composição da nova Mesa Diretora para o exercício de 2024 e comprometeu-se em fazer uma gestão transparente. A 1ª sessão ordinária de 2024, contou com a presença do prefeito Marcelo Nonato, que compareceu à Câmara para esclarecer aos vereadores a destinação dos recursos enviados ao Município pela VALE, em decorrência da tragédia de Brumadinho. Na ocasião, o Prefeito também listou as ações que serão viabilizadas nas regiões atingidas. MOMENTO TRIBUNA A vereadora Simone Caetano (REPUBLICANOS), apresentou a necessidade da obrigatoriedade de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em eventos públicos oficiais de Esmeraldas. Segundo a Parlamentar, a proposta justifica-se devido ao crescente número de deficientes auditivas no Município, facilitando a interação das pessoas com deficiências com os órgãos oficias. Observando o princípio da dignidade humana e a declaração Universal dos Direitos Humanos. Em seu pronunciamento, a Vereadora contou com a presença de um intérprete convidado pela mesma. Vânia Teixeira (CIDADANIA), parabenizou a presença do Chefe do Poder Executivo Municipal na Casa Legislativa, destacando ser esta a primeira vez que comparece nas novas instalações da Câmara, após quase 2 anos de mudança. Salientou a importância do diálogo entre os Poderes e o trabalho conjunto entre o Executivo e o Legislativo para uma boa política e consequentemente para o bom andamento da Cidade. Carla Nicolau (PRTB) cobrou a Secretária de Educação, à entrega do kit de material escolar e uniformes escolares. Segundo a vereadora, as aulas na rede pública já se iniciaram e ainda não foram entregues aos alunos. Cobrou ainda a secretária de Obras, recapeamentos nas vias que estão intransitáveis no município. Klibas Rancho (AVANTE), secretário da Mesa Diretora, chamou a atenção para o surto de dengue no município. Solicitou uma força tarefa para amenizar os casos em Esmeraldas. Também pontuou o atraso na entrega dos Kits escolares para o ano letivo e cobrou melhorias nos serviços da COPASA. Marcelo Palhares (CIDADANIA), parabenizou a presença do Prefeito a Câmara e esclareceu que os projetos referidos pelo Prefeito em seu pronunciamento, foram protocolados na Casa durante o andamento da sessão, não sendo ainda de conhecimento da Mesa Diretora e demais vereadores, uma vez que o Prefeito havia cobrado atenção em ambos projetos. Ressaltou ainda, que é, dever e obrigação do Executivo a realização de obras no Município. Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. Fique por dentro dos Projetos em pauta, acessando o site da Câmara Municipal de Esmeraldas.