Você está em: Notícias»Câmara Participa da Reunião devolutiva do diagnóstico do Programa Lixo e Cidadania no Município de Esmeraldas. Celebrado entre o MPMG, MPT e Estado de Minas Gerais

O Presidente da Câmara, Vereador Klibas Rancho, juntamente dos Vereadores; Vicente de Paulo e Alain Borges, estiveram presentes na tarde de ontem (13/4), na Reunião devolutiva do diagnóstico do Programa Lixo e Cidadania no Município de Esmeraldas, celebrado entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Ministério Público do Trabalho e Estado de Minas Gerais, tendo como objetivo desenvolver ações conjuntas para efetivação dos Direitos Fundamentais dos Catadores de Materiais Recicláveis. Na ocasião, a Dra. Shirley Machado de Oliveira, Promotora de Justiça MP-MG, Coordenadora de Região da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), apresentou a atuação do Órgão funcional do Ministério Público, vinculada à Procuradoria-Geral de Justiça, no auxílio a Catadores e atingidos por grandes empresas. Débora Lentúlia de Souza, Técnica Credenciada ao MPMG para trabalhar com o Programa Lixo e Cidadania, apresentou o diagnóstico levantado em 11 de novembro de 2022,junto a Associação de Catadores do Município de Esmeraldas. Expôs as condições precárias de trabalho no contexto anterior dos catadores, como também a atual realidade após a construção do galpão, das novas ações sustentáveis implementadas, resultando em melhorias na folha de pagamento e nas condições de trabalho. Salientou a importância da promoção de conscientização junto à população, de modo a aumentar a quantidade de materiais recicláveis na coleta seletiva regular, com a participação ativa dos catadores. Em sua explanação a Dra. Marina Kattah, Promotora de Justiça da Segunda Entrância, informou que o Município aderiu ao Programa em outubro de 2022, e almeja pela participação e colaboração dos Poderes Municipais e Sociedade na temática.