Você está em: Notícias»Câmara aprova Lei que institui a Semana de Conscientização sobre Escoliose Idiopática Adolescente

A Câmara Municipal de Esmeraldas aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 98/2022, que institui a "Semana de Conscientização Sobre Escoliose Idiopática Adolescente no município. A votação ocorreu nessa terça-feira (18), na 2ª Reunião Ordinária de outubro. O Projeto de Lei 98 é de autoria da vereadora Valéria Gama e tem objetivo de inserir no calendário no município e tornar o mês de junho oficial para ampliar os debates em torno da doença que é pouco conhecida. Na fundamentação para o PL, a autora explica que o SUS recebe cada vez mais casos cirúrgicos da doença que poderiam ser evitados caso a população fosse informada sobre os primeiros sinais da doença, ainda na fase infanto-juvenil. Ainda na explicação, fundamentada pelo jurídico do legislativo, a medida não vai causar qualquer despesa para a administração. Aliás, pode causar uma economia no sistema, considerando que com mais informações novos casos cirúrgicos podem ser evitados. Na conclusão do relator do PL, vereador Klibas Rancho, "inserir no município a Semana de Conscientização faz com que o poder público esteja engajado na causa e auxilie na educação da comunidade". O PL agora segue para tramitação na Comissão de Administração e Serviços Públicos. O que é Escoliose Idiopática Adolescente? Escoliose Idiopática Adolescente (EIA) é uma curva lateral estruturada da coluna vertebral, com causa não definida, que ocorre entre 10 e 18 anos. Segundo a OMS, ela afeta cerca de 3% dos adolescentes.