Semana para Conscientização sobre escoliose idiopática adolescente é tema de PL na Câmara

Tramita na Câmara Municipal de Esmeraldas Projeto de Lei que Institui a Semana da Conscientização sobre Escoliose Idiopática Adolescente no município e dá outras providências. O PL 98 foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, nessa terça-feira (23).
O Projeto de Lei 98 é de autoria da vereadora Valéria Gama e tem objetivo de inserir no calendário no município e tornar o mês de junho oficial para ampliar os debates em torno da doença que é pouco conhecida.
Na fundamentação para o PL, a autora explica que o SUS recebe cada vez mais casos cirúrgicos da doença que poderiam ser evitados caso a população fosse informada sobre os primeiros sinais da doença, ainda na fase infanto-juvenil.
Ainda na explicação, fundamentada pelo jurídico do legislativo, a medida não vai causar qualquer despesa para a administração. Aliás, pode causar uma economia no sistema, considerando que com mais informações novos casos cirúrgicos podem ser evitados.
Na conclusão do relator do PL, vereador Klibas Rancho, "inserir no município a Semana de Conscientização faz com que o poder público esteja engajado na causa e auxilie na educação da comunidade".
O PL agora segue para tramitação na Comissão de Administração e Serviços Públicos.
O que é Escoliose Idiopática Adolescente?
Escoliose Idiopática Adolescente (EIA) é uma curva lateral estruturada da coluna vertebral, com causa não definida, que ocorre entre 10 e 18 anos. Segundo a OMS, ela afeta cerca de 3% dos adolescentes.
Tweetar