Você está em: Notícias»Solenidade marca início dos trabalhos da Comissão Especial para acompanhar processo de reparação de atingidos por desastre da Vale

Em solenidade, na noite desta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Esmeraldas deu início aos trabalhos da Comissão Especial para atuar como Câmara Temática, formação de um grupo de trabalho para apoiar os atingidos do Paraopeba pelo rompimento da Barragem da Minas Córrego do Feijão. Estiveram presentes representantes do Deputado Estadual João Vitor Xavier, que é Presidente da Comissão de Saúde na ALMG, além de representantes do Governador Romeu Zema e a Agência Metropolitana. A Presidente do Legislativo, Vânia Teixeira da Rocha, informou que a Comissão terá o vereador Gustavo Henrique, como presidente, além dos trabalhos dos vereadores Klibas Rancho e Vicente de Paulo. Logo no início da solenidade, a Presidente da Câmara, Vaninha, ressaltou a importância da Comissão Especial para tratar de um tema tão importante para munícipes de Esmeraldas. “Essa é uma iniciativa inovadora. Com este projeto de resolução que determina a criação desta comissão especial, serão estabelecidos reuniões, estudos e discussões sobre a situação dos atingidos sobre recursos entregues ao poder público em caráter compensatório e na recuperação de dados dos afetados e como estão trabalhando esses recursos”, salientou. Apresentado como Presidente da Comissão, o vereador Gustavo Henrique falou da responsabilidade por se tratar de um tema tão sério e reforçou que a fiscalização precisa ser rigorosa. “É uma grande responsabilidade. Estamos aqui para fiscalizar tudo que está acontecendo, com apoio do grupo dos atingidos, e estaremos atentos aos detalhes, como as pessoas que estão na zona rural, sobre a questão de saúde e como os recursos são distribuídos”, acrescentou. O vereador Klibas Rancho, membro da Comissão, agradeceu a todos pela responsabilidade da missão que foi dada. “Quero agradecer a Presidente Vânia pela confiança. Estamos aqui para fazer um trabalho muito sério, com apoio de todos, em busca do melhor para a nossa população, para o nosso povo”, completou. A criação foi proposta pela Procuradora-Geral da Câmara Municipal de Esmeraldas, Dra. Liliane Noacco, durante reunião com afetados, no plenário da Câmara Municipal, ainda no mês de maio. Entre os objetivos, a Comissão deseja criar emendas impositivas e também ampliar a fiscalização em torno dos recursos que serão aplicados a título de reparação do dano ambiental causado, além de medidas de compensação aos atingidos. Eles vão se reunir pelo menos uma vez ao mês, além de ampliarem a fiscalização em relação aos temas propostos e ainda vão estudar a situação sobre atingidos.