Você está em: Notícias»Câmara volta olhares ao esporte de Esmeraldas em Reunião de Comissões

Câmara volta olhares ao esporte de Esmeraldas em Reunião de Comissões

Os vereadores da Câmara Municipal de Esmeraldas voltaram suas atenções, na 2ª Reunião de Comissões de maio, realizada nessa terça-feira (24), a questões relacionadas ao esporte da cidade. Dois projetos especiais estão em tramitação pelas comissões do legislativo, nesta última sessão passaram pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça e ambos merecem atenção pela importância das questões que são tratadas pelos parlamentares. O Projeto de Lei 67 que “institui o Projeto Apoio ao Atleta esmeraldense e dá outras providências”, de autoria do poder executivo, visa conceder auxílio financeiro a atletas amadores e profissionais que participarem de eventos e competições esportivas representando o município. No parecer regimental assinado pela relatora do PL 67 na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, a relatoria apontou compatibilidade com a legalidade e aptidão da proposta, dando seguimento para as próximas comissões da casa. Além disso, ressaltou a importância do projeto considerando o contexto da cidade em relação ao esporte, atualmente muito carente em relação a políticas públicas em favor das práticas esportivas, desportivas e de lazer. Já o Projeto de Lei 88 que “institui, no âmbito do município de Esmeraldas, a semana de incentivo à prática de esportes, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de abril e dá outras providências”, de autoria do vereador Gustavo Henrique. O objetivo do PL é ampliar os debates em torno do assunto, com a finalidade de incentivar a prática esportiva. No Projeto apresentado pelo autor, isso acontecerá com divulgações no site e redes sociais do executivo com informações relevantes do tema, realizações de palestras, eventos e exposições de comunicados por vários meios, além de competições nas mais diversas áreas esportivas para valorizar os atletas. No parecer assinado pelo relator, vereador Klibas Aparecido, o PL se mostra relevante, considerando que o “poder público local deve dar ao assunto de repercussões benéficas sociais, culturais e de saúde, a inserção da semana do esporte no calendário local”. Os projetos agora seguem em tramitação e vão passar pela Comissão de Administração e Serviços Públicos e na sequência na Comissão de Fiscalização Financeira.