Você está em: Notícias»Nota de Repúdio sobre falas ofensivas e desrespeitosas do Deputado Arthur do Val

A Câmara Municipal de Esmeraldas vem a público, no Dia Internacional das Mulheres, manifestar seu VEEMENTE REPÚDIO às declarações aviltantes, ofensivas e desrespeitosas às mulheres ucranianas e brasileiras, feitas pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), também conhecido como “Mamãe Falei”. O conteúdo amplamente divulgado na sexta-feira (5 de março de 2022) demonstra que o deputado se referiu às mulheres ucranianas de maneira leviana, proferindo palavrões e termos chulos. Os comentários sexistas se referiam às policiais de fronteira com comparação às brasileiras. Os áudios – compartilhados em aplicativos e replicados pela imprensa mundial – mostram que o deputado enviou ao menos quatro mensagens, com comentários rechaçáveis referindo-se às policiais ucranianas como “ fáceis porque são pobres” e capazes de “fazer de tudo”, para além de declarações infelizes, absurdas e desumanas. É preciso registrar, repudiar e insistir que manifestações de violência, preconceito, desmerecimento e coisificação contra as mulheres, como as proferidas pelo parlamentar, não serão jamais aceitas nem tratadas como algo natural. O combate à tratamento inadequado as mulheres deverá ser uma bandeira constante de todos os parlamentos e instituições brasileiras para que ninguém se sinta à vontade em violar direitos e implementar retrocesso nas conquistas sociais alcançadas pelo gênero já muito desfavorecido ao longo da história.