Você está em: Notícias»Agência do INSS é inaugurada em Esmeraldas

Agência do INSS é inaugurada em Esmeraldas

Após cerca de três anos da finalização das obras da Agência da Previdência Social em Esmeraldas, o Instituto Nacional do Seguro Social, juntamente com o Executivo Municipal inauguram no mês de fevereiro de 2018, a APS – Esmeraldas. A unidade, que já iniciou as atividades com uma nova modalidade de atendimento – o INSS Digital, que torna todos os processos eletrônicos, extinguindo os processos físicos em papel. No momento do atendimento, o cidadão tem a sua documentação digitalizada e armazenada no banco de dados, não tendo mais a necessidade de entregar cópias ao INSS. Outra vantagem do INSS Digital é a tramitação eletrônica do processo, permitindo o acompanhamento pelo segurado. A previsão é que o INSS feche o ano com 300 agências adaptadas ao modelo digital, o que representa quase 20% das unidades do Instituto em todo o país. A APS – Esmeraldas será responsável por gerenciar cerca de 6 mil benefícios, além dos oriundos de municípios vizinhos como Ribeirão das Neves, Pará de Minas, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Juatuba, Florestal, Capim Branco, Cachoeira da Prata e Fortuna de Minas. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, no momento a unidade está orientando a população quanto informações previdenciárias, emitindo extratos de benefícios, atualização de cadastro, bloqueios, alteração de contas para recebimento, dentre outros. A estimativa para geração de novos benefícios é de cerca de 2 meses. O horário de funcionamento é de 08 às 14hs, na Rua José Alves Marinho, 85 – Belvedere. Ressaltam que os agendamentos não são efetuados pelas Agências da Previdência Social, apenas através do www.inss.gov.br <http://www.inss.gov.br/> ou pelo telefone 135. Os vereadores prestigiaram o evento de inauguração, reconhecendo que a instalação de uma Agência da Previdência Social no município é uma grande conquista para os esmeraldenses, esperada há tempos. Além dos parlamentares, estiveram presente o Presidente do INSS – Francisco Lopes; o Superintendente Regional do INSS Sudeste II – Paulo Eduardo Cirino, o Gerente Executivo do INSS Contagem – Maurílio Nabak, demais servidores do órgão. O Prefeito Municipal – Márcio Antônio Belém, o deputado estadual Sávio Souza Cruz, os deputados federais Newton Cardoso Junior e Leonardo Quintão, além de autoridades de cidades vizinhas e locais, servidores municipais e a população em geral.