Você está em: Notícias»Escola Móvel SESI/SENAI em Esmeraldas têm mais de 500 formandos

Escola Móvel SESI/SENAI em Esmeraldas têm mais de 500 formandos

A Escola Móvel é um programa que foi criado em 2011, através da parceria entre as duas instituições do Sistema FIEMG. As tendas, possuem oficinas volantes nas quais são realizados cursos gratuitos, destinados a atender às necessidades imediatas e específicas de formação industrial. São compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios capazes de dar o suporte necessário para a realização e o desenvolvimento dos cursos, permitindo a iniciação e qualificação profissional. Esmeraldas foi contemplada após um ano de empenho junto ao Presidente da FIEMG – Sr. Olavo Machado Junior, que sensibilizou com a carência do município no setor. Com isso, foram ofertadas 572 vagas, das quais 422 foram preenchidas no primeiro dia de inscrição, feito inusitado nos sete anos do programa. Contudo, 513 pessoas foram aprovadas e finalizaram seus cursos no início de março/2018. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico – Ivana Diniz Leroy Rizzo, a parceria foi de extrema importância para o município, que não possui nenhum tipo de capacitação local; a FIEMG ultrapassou as expectativas com a estrutura oferecida e qualidade das aulas tanto teóricas quanto práticas, possibilitando a interação e comprometimento dos alunos. A secretária se emocionou ao relatar a satisfação dos alunos participantes “Há muito tempo tenho buscado alternativas para suprir a demanda de cursos profissionalizantes no município, e não imaginava a repercussão positiva que este projeto alcançaria. Estou impressionada com a integração entre os alunos e professores, além da gratidão demonstrada dos formandos pela oportunidade”. Ressalta ainda que continuará empenhada para que a Escola Móvel retorne à Esmeraldas, nas regiões mais distantes, como Melo Viana, Santa Cecília, Novo Retiro, dentre outras. A Câmara Municipal reconhece e parabeniza a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e equipe, no sentido de estimular o desenvolvimento intelectual e profissional dos munícipes, beneficiando além dos participantes, diversos outros setores, como comércio, associações e empresas do município; incentivando assim, a inserção destes formandos no mercado de trabalho.