Você está em: Notícias»Esmeraldenses não desistem e permanecem na luta por abastecimento de água no município

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG – Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais realizou na manhã do dia 29 de junho de 2017, audiência pública para que a COPASA – Companhia de Saneamento Básico, apresentasse projetos de abastecimento de água no município de Esmeraldas. No entanto, os presentes foram surpreendidos com a ausência de representantes da empresa, o que causou imensa frustração e decepção. A deputada, Marília Campos (PT), autora do requerimento enviado à COPASA e único membro da Comissão presente, leu nota constando o motivo do não-comparecimento (<https://we.tl/dTQ5uyFZsX>). Reiterou o seu compromisso com a universalização da água na cidade. Contudo, o Presidente da Câmara Municipal de Esmeraldas, Vereador Marcelo Nonato Figueiredo, sinalizou que desde 2009 quando assumiu seu 1º mandato como vereador, luta diariamente para que a COPASA construa redes de abastecimento de água e esgoto no Município de Esmeraldas. A Câmara Municipal, lamentou a falta de compromisso e respeito com o povo esmeraldense, frisando que a COPASA está em débito com a cidade há muitos anos, fazendo promessas não cumpridas. A mais recente, em janeiro deste ano, quando apresentou a todos os vereadores em plenário, um plano de ações, previsto para iniciar em abril do corrente ano, nos bairros da região do Dumaville, Vale das Esmeraldas I e III, Vivendas Barbosa, Coqueirais, Parque do Sabiá, Vianinha, Jardim Coqueirais, Redentor, Vale do Bom Jesus e Várzea da Lagoa. Na oportunidade, o Sr. Presidente Vereador Marcelo Nonato Figueiredo, a Sra. Vereadora Flávia Diniz Leroy (Presidente da Comissão Permanente Administração e Serviços Públicos), e os moradores presentes, questionaram a falta de intervenção e solução destas questões na cidade, localizada a aproximadamente 30 km da capital mineira (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Argumentaram ainda, sobre as prioridades do Governo do Estado, que alega não ter recurso para disponibilizar equipamentos básicos como um hidrômetro para a população, mas em contrapartida está presente em diversos veículos de comunicação, dando publicidade ao Governo Estadual, utilizando milhões em propagandas que não resolvem a necessidade do povo. Após presenciar a indignação dos presentes, a Deputada apresentará requerimento à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicitando para agosto próximo, uma nova reunião exigindo a presença da COPASA para apresentação dos projetos, bem como, cronograma de ações para Esmeraldas. Além disso, solicitou o envio das notas taquigráficas da audiência para à COPASA, à Prefeitura de Esmeraldas e à Secretaria de Estado de Cidades e Integração Regional para conhecimento, análise dos responsáveis e retorno por escrito à esta Comissão.