Você está em: Notícias»15 de Junho - Corpus Christi

15 de Junho - Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma data idealizada e criada pela Igreja Católica para celebrar o mistério da eucaristia, ou seja, de participar do corpo e do sangue de Cristo. Surgiu primeiramente em Liége na Bélgica em 1243 no século XIII, mas foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264, estendendo a toda Igreja; os cristão a comemoram 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus teria tido a última ceia com seus discípulos, instituindo o sacramento da eucaristia. No Brasil a data foi incluída no calendário em 1961, e até hoje, é comemorada com a cultura de decorar as ruas com tapetes coloridos feitos com flores, cereais pintados, serragem, casca de ovo, tinta, etc., formando diferentes desenhos para delimitar a passagem da procissão com a hóstia consagrada. Essa tradição de enfeitar as ruas brasileiras, começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná (alimento provido por Deus), no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. A Bíblia Sagrada traz “Este é o meu corpo que é partido por voz, fazei isto em memória de mim”. Partindo deste princípio, entendemos, e cremos que a partir do momento em que aceitamos a Jesus como nosso salvador passamos a participar deste ato sagrado que chamamos santa ceia, ou comunhão, sendo o ato espiritual de permitir que o sacrifício de Jesus possa ter sentido e valor em nossas vidas, perdoando nossos pecados. Assim, aproveitamos para refletir qual a importância deste dia em nossas vidas e qual o valor estamos dando a ele e se nossas atitudes estão sendo tomadas “em memória” de Cristo.